SETEMBRO DOURADO: CONHEÇA TODOS OS DETALHES DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

O SETEMBRO DOURADO é um movimento nacional que tem como objetivo conscientizar a população, principalmente pais e profissionais de saúde, sobre o câncer infantojuvenil. O intuito é ampliar o debate sobre o assunto e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce (que aumenta as chances de cura em até 70%). Além disso, quando diagnosticada em fase inicial, é possível um tratamento menos agressivo, preservando a qualidade de vida dos pequenos.

A oncologia pediátrica é uma subespecialidade da oncologia responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer infantil que atinge crianças e adolescentes. Todo o tratamento deve ser feito de forma diferenciada dos adultos, já que as características biológicas e orgânicas são bem diferentes. O câncer infantil cresce muito rápido e são mais invasivos em comparação aos adultos. Por essa razão, é importante sempre prestar atenção nos pequenos e realizar exames.

Diferente dos adultos, o câncer infantil não está relacionado com hábitos de vida, como radiação solar, tabagismo e obesidade. Na grande maioria, são mutações aleatórias que dão origem à doença. Os casos hereditários são mais raros e correspondem a uma pequena porcentagem. De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantil representa a primeira causa de morte em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

A quimioterapia, cirurgia e radioterapia são as três modalidades mais comuns para realizar o tratamento do câncer infantil e quem vai definir o método ideal para o tratamento é o médico responsável. Além disso, existem alguns tipos de câncer costumam ser mais comuns durante a infância, como a leucemia e linfomas. Logo abaixo você confere alguns tipos mais frequentes.

LINFOMA

Os linfomas atingem com mais frequência os gânglios linfáticos, amígdalas e também podem afetar a medula óssea. Se inicia nos linfócitos, células do sistema imunológico e é caracterizado, principalmente, pela aparição de nódulos sob a pele do pescoço, axila ou virilha. Alguns dos sintomas desse tipo de câncer são perda de peso, febre, sudorese e cansaço.

LEUCEMIA

A leucemia é o câncer da medula óssea e do sangue. Os tipos mais comuns na adolescência e na infância estão associados ao crescimento rápido, podendo ser a leucemia linfóide aguda ou leucemia mieloide aguda. Os principais sintomas são cansaço, fraqueza, palidez, hemorragias, hematomas, febre, perda de peso e dores ósseas e articulares.

TUMORES CEREBRAIS

Os tumores cerebrais na adolescência podem aparecer em qualquer região do cérebro. O tratamento, muitas vezes, pode envolver a necessidade de cirurgias. Os principais sintomas são dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla, tonturas, convulsões e dificuldade nas funções motoras.

CÂNCER DE OSSO

Também conhecido como sarcoma ósseo, o câncer de osso pode aparecer em músculos, ossos ou células gordurosas. É o tipo mais comum em adolescentes e é dividido em duas categorias: o osteossarcoma, que é mais comum em ossos longos, como o fêmur, tíbia e úmero e Sarcoma de Ewing, que é mais frequente em ossos chatos, como os da bacia ou costelas. Os principais sintomas são dores ósseas que se agravam com atividades físicas e inchaços ao redor do osso.

RABDOMIOSSARCOMAS

O rabdomiossarcomas também é conhecido como sarcoma de partes moles, pois o principal alvo desses tumores são os músculos. Ele é mais comum nos músculos esqueléticos que são os responsáveis pela locomoção do corpo e ficam sobre os ossos e cartilagens.

CÂNCER DE PELE

O câncer de pele também é um dos tipos que podem atingir os adolescentes, principalmente aqueles com a pele mais branca e que se expõem muito ao sol. O principal indício desse câncer é a aparição de uma nova pinta, ou uma já existente, que sofreu alteração no tamanho, forma ou cor, ou que apresente sangramentos e mais de uma cor.

É muito importante que a família de um suporte para a criança, converse e explique com cuidado a razão dela precisar fazer o tratamento para garantir o bem-estar e uma boa recuperação. Na Corb Radioterapia todo o procedimento é feito com muita interação, música e brincadeiras e contamos com uma equipe especializada, com ampla experiência em Radioterapia para tratar nossos pequenos pacientes com todo o carinho, atenção e dedicação que eles merecem.

Para tratar uma criança precisa ter muito amor pela profissão, pois nesse momento precisamos ser profissionais e todos os dias sermos animadores ou super heróis para conquistar a confiança e dedicação deles Independente da sua idade, nossa missão é enfrentar e buscar a vitória. Tudo isso acompanhado do que há de mais moderno em tecnologia para o tratamento na Radioterapia em pediatria.


Tem dúvidas sobre o assunto ou quer saber mais? Deixe nos comentários ou entre em contato com a equipe da Corb Radioterapia.


INSPIRAÇÃO:

http://bit.ly/medquimnheo

http://bit.ly/grupooncoclinica