Setembro verde: entenda mais sobre o câncer de intestino

O mês de setembro chegou recheado de campanhas importantes e uma delas é sobre o câncer colorretal. A campanha é realizada anualmente por órgãos da área da saúde, e tem como principal objetivo alertar sobre sintomas, formas de prevenção e diagnóstico. Visando reforçar ainda mais o assunto resolvemos compartilhar algumas informações importantes.

Existem hábitos que podem influenciar o surgimento da doença que são o sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool de maneira exagerada e alimentos processados. Os sintomas surgem no estágio mais avançado da doença e envolve diarreia, constipação, dor abdominal, anemia, perda de peso entre outras. Por isso, no Brasil, o exame deve ser realizado a partir dos 50 anos para pessoas sem histórico familiar de tumor.

PREVENÇÃO

Quando falamos em prevenção, muitas pessoas pensam que devem mudar drasticamente o modo de vida, mas na verdade não funciona bem assim. Confira algumas dicas!

  • Consumir diariamente fibras;
  • Frutas e verduras;
  • Peixes;
  • Praticar atividade física regularmente.

E lembre-se de sempre de consultar um especialista em casa de dúvidas ou sintomas. O cuidado e precaução é sempre a melhor solução.

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/prevencao-e-diagnostico-do-cancer-colorretal-nos-dias-de-hoje/