Novembro Azul: entenda o movimento e o câncer de próstata

O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, com o nome de Movember (palavra que derivou das palavras Moustache = bigode e November = novembro em inglês), e a partir de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que naquele mês deixaram seus bigodes crescerem para alertar as pessoas sobre o câncer de próstata. 

Naquele ano, 30 amigos acataram a ideia e no seguinte surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que visava a arrecadação de fundos para o combate à doença. Em seguida, o movimento ganhou força em outros países e chegou ao Brasil em 2008.

A campanha possui como principal objetivo, conscientizar a sociedade num geral, em especial os homens, sobre o câncer de próstata.

A próstata é uma pequena glândula, presente apenas nos homens responsável pela produção do líquido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais fluido. Ela está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, por seu interior passa a uretra.

O câncer de próstata é uma multiplicação desordenada das células presente nessa glândula. Quando isso acontece, a glândula endurece e à medida que cresce, ocupa gradativamente os lobos direitos e esquerdos da próstata, o que pode causar ardor na hora de urinar, dependendo do tamanho em que estiver. Além desse sintoma, outros ainda podem estar associados, tais como: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade frequente de urinar à noite, sangue na urina ou no sémen, disfunção erétil, dores gerais nos ossos e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

No entanto, em fase inicial este câncer possui evolução silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Por isso a importância de realizar exames de forma periódica, em destaque aos idosos, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Por fim, o câncer de próstata é hoje o segundo mais comum entre os homens no Brasil. E, apesar da eficácia do tratamento, ainda há muitos mitos em relação às formas de prevenção e diagnósticos.

Por isso, durante este mês inteiro o conteúdo do blog será voltado a este assunto. Falaremos sobre as formas de diagnósticos, mitos e verdades sobre a doença e as linhas de tratamentos.

Fique atento ao blog.

A CORB preocupa-se com a saúde de cada homem!

Fonte: https://www.ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-prostata

https://medprev.online/blog/saude/como-surgiu-o-novembro-azul/

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5211-novembro-azul-um-sinal-de-alerta-para-a-saude-dos-homens

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata-tipos-de-cancer/o-que-e-9/