Novembro Azul: formas de diagnósticos do câncer de próstata

O câncer de próstata é hoje o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Caracterizado pela multiplicação das células da glândula prostática e pelo endurecimento dessa, em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas. Por isso a importância de realizar exames preventivos de forma frequente, para que a doença não seja descoberta em estado avançado.

Devido a maneira de como é realizado um dos exames preventivos, grande parte dos homens possuem receio de cumprir com a responsabilidade de cuidar da própria saúde.

 Atualmente, o câncer de próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames, são esses:

- Dosagem de PSA: um exame de sangue a fim de medir a quantidade de antígeno prostático específico presente na corrente sanguínea. Porém, este número, na maioria dos homens, costuma ser abaixo do nível capaz de detectar a doença, por isso, a necessidade da realização de outro exame.

 - Toque Retal: um exame clínico a qual o médico toca a próstata, localizada à frente do reto, a fim de perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos.

Quando são encontrados alterações nesses exames, pode ser requisitado ao paciente exames complementares, como a biópsia, que tem a finalidade de avaliar o tipo de célula do nódulo descoberto, podendo ser uma alteração benigna na próstata ou um tumor maligno. Além disso, outros exames podem ser necessários, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e a cintilografia óssea.

É importante ressaltar que as informações presentes neste blog possuem como objetivo apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação com um médico especialista.

Ao longo deste mês ainda falaremos sobre os mitos e as verdades sobre a doença e as linhas de tratamentos.

Fique atento ao blog.

A CORB preocupa-se com a saúde de cada homem!

FONTE: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata