Câncer de intestino: o que causa, e sintomas da doença

O câncer de intestino, o mais conhecido o câncer de cólon e o câncer do reto são localizados na extremidade inferior do trato digestivo e atingem milhares de brasileiros anualmente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que surjam cerca de 36.360 novos casos de câncer de intestino por ano, afetando homens e mulheres. Por isso, precisamos falar sobre o assunto.

Prevenção

A partir dos 50 anos recomenda-se a realização de colonoscopia para prevenção da doença, já que é possível identificar e retirar pequenas lesões benignas que podem se transformar em tumores.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico também é feito com a colonoscopia, mas o tipo de tratamento pode variar conforme o estágio do tumor encontrado. A cirurgia é a principal forma de tratamento, e consiste em tirar a parte do intestino afetada. Outros procedimentos, incluem a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, para reduzir a possibilidade do tumor retornar.

Fatores de risco

Alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento do câncer de intestino que são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso e má alimentação.

Quais são os sintomas

Os principais sintomas são quando aparece sangue nas fezes, alteração no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre alternados, dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (muito finas e compridas) e massa (tumoração) abdominal.

Prevenção

Além de realizar exames, inclua frutas, legumes e verduras na sua alimentação, e atividades físicas. Evite o consumo de carne processada, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto e bacon. Bebidas alcoólicas e tabagismo também devem ser evitados.

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato e esclareça com nossos especialistas.

Fonte: Jornal Extra