Entenda mais sobre o câncer de colo e câncer de pulmão

No mês de outubro acontece a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, e geralmente nesta data muitos assuntos pertinentes à prevenção e diagnóstico precoce são bastante difundidos, mas hoje resolvemos dar ênfase a outras doenças que também abalam a rotina de muitas mulheres, como o câncer de colo de útero e câncer de pulmão.

De acordo com Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), tirando o câncer de mama, o câncer de pulmão afeta 8,4% e colo do útero 6,6% mulheres, acarretando diversos problemas de saúde e incomodações que atrapalham a rotina. Por isso, separamos para você algumas informações importantes sobre o desenvolvimento dessas doenças.

Sintomas do Câncer de Colo de Útero

A doença se desenvolve lentamente, e quase não apresenta sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente, ou seja, vai e volta ou após a relação sexual, secreção anormal e dores abdominais associadas a queixas urinárias ou intestinais.

Exame preventivo

O papanicolau é o principal método para identificar a doença podendo ser feito em postos e unidades de saúde. Lembrando que o exame periódico permite reduzir a ocorrência da doença.

Sintomas do Câncer de Pulmão

Os sintomas são mais difíceis de identificar e geralmente surgem em casos mais avançados da doença, sendo os mais comuns: tosse persistente, dor no peito, perda de peso e apetite, escarro com sangue, rouquidão, sentir fraqueza ou cansaço.

Busque sempre orientação médica e faça exame preventivo para evitar o desenvolvimento da doença.

Exames preventivo

A busca pela doença é uma tática para identificar o problema quando ainda é precoce, possibilitando que o tratamento dê um bom retorno positivo. Os exames são feitos em laboratório, endoscópicos ou radiológicos.

Anotou tudo aí? Se você ficou com dúvidas e quer saber mais sobre determinado assunto, fale com a equipe. Estamos aqui para ajudar você.

Fonte: https://www.inca.gov.br/