Anemia durante o tratamento oncológico: o que você precisa saber.

Anemia durante o tratamento oncológico: o que você precisa saber. O tratamento oncológico está cada vez mais moderno e com menos efeitos colaterais aos pacientes, porém é importante ressaltar possíveis ocorrências que variam com a saúde do paciente.

A anemia pode ser um desses efeitos. O que ocorre é a diminuição dos glóbulos vermelhos (as hemácias) no sangue, que são responsáveis por carregar o oxigênio ao organismo através da hemoglobina. Se o nível de glóbulos vermelhos no sangue baixar, o corpo começa a sentir efeitos devido a diminuição da oferta de oxigênio aos órgãos e tecidos.

Mas o que causa a anemia no tratamento oncológico?

As causas mais comuns da diminuição das hemácias em pacientes oncológicos vêm dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, que podem reduzir a quantidade de hemácias presentes no sangue ou alterar a reposição dessas células pela medula óssea, prejudicando a produção de glóbulos vermelhos.

O que você pode fazer para diminuir esse efeito?

Se alimentar bem! Um tratamento durante outro tratamento: Seguir uma alimentação equilibrada e saudável durante o tratamento oncológico é imprescindível. Seu corpo precisa mais do que nunca de seus nutrientes e proteínas para um bom funcionamento, e não se pode esquecer da água para se manter hidratado.

Clique aqui e confira como ter uma alimentação saudável durante a radioterapia.

(fazer link com https://www.corb.med.br/noticia/visualiza/613/alimentacao_saudavel_durante_a_radioterapia)

Além disso, exercícios físicos, conforme o possível, e boas noites de sono certamente te ajudam a vencer mais esta batalha. Tenha a ajuda de seus familiares e amigos para cuidar da sua saúde!

A Corb está ao seu lado. Converse com seu médico e nutricionista para melhores orientações